Home › Fóruns › Fórum Ciência de Dados para Empresas e Negócios › Taxa de aprendizado
- Este tópico contém 5 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 10 meses, 3 semanas atrás por
Denny Ceccon.
- AutorPosts
- 21 de maio de 2024 às 08:16 #45211
Oi! Estou tendo um resultado muito inferior ao do professor no que diz respeito a acurácia do modelo.
Aumentei o número de épocas de treinamento para 100 vezes e mesmo assim o máximo que cheguei foi a pouco mais de 50%.
Poderia me dar alguma dica de como melhorar?21 de maio de 2024 às 10:07 #45213Olá Júlio,
Nem sempre aumentar o número de épocas ajuda, pois pode ocorrer o fenômeno de overfitting. Geralmente, quando a arquitetura da rede e os dados são os mesmos, as maiores diferenças nos resultados se devem à inicialização da rede, mas como ela é inicializada com valores aleatórios, você precisa tentar várias vezes até que ela inicialize com os valores que entregam os melhores resultados.
22 de maio de 2024 às 10:41 #45247Oi, Denny!
Tentei diversas vezes e a única coisa que fez melhorar um pouco realmente foi aumentar o número de épocas de treinamento, porém cheguei a no máximo 52%. Alguma outra dica?22 de maio de 2024 às 12:00 #45249Júlio, lembrei que recentemente eu fiz esta atualização no código:
for layer in base_model.layers[:-10]: # layers.trainable = False layer.trainable = False # correção MAI-2024
Isto para ficar de acordo com a aula gravada, congelando as últimas camadas do modelo. Entretanto, como na aula o código estava errado, o professor não congelou essas camadas, o que provavelmente explica os resultados melhores neste estudo de caso. Congelar essas camadas é geralmente uma opção do desenvolvedor; isso geralmente agiliza o treinamento, mas pode ter alguma perda de performance. Removendo esta parte do código, você pode encontrar resultados melhores. Aproveitei a oportunidade e adicionei essa observação no código da aula.
28 de maio de 2024 às 09:24 #45287Oi, Denny!
Utilizando o código anterior sem a correção aumentou para 62.5%. O código corrigido está dando um valor menor.
Alguma outra dica?28 de maio de 2024 às 09:59 #45288Eu testei sem congelar as camadas e o modelo em poucas épocas já estava acima de 80%. Meu último resultado é o que consta no notebook anexado à aula.
- AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.