Acuracidade do Modelo Prophet

Home Fóruns Fórum Ciência de Dados para Empresas e Negócios Acuracidade do Modelo Prophet

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #22102
    Edi
    Participante

    Bom dia. Notei que para rodar o modelo prophet não foi feito divisão de treino e teste, portanto gostaria de saber se também é perfil do modelo e como verificar a acuracia do modelo, já que não temos parametros para isso.

    Eu tenho acesso aos dados de venda da empresa, qual seria o melhor formato para ter dados relevantes durante o ano? pois a base é enorme. Pensei em pegar amostras mensais, pois preciso refletir os comportamentos mensais e inclusive blackfriday, teria algum metodo para pegar os dados que representem tais comportamentos?

    #22105
    Jones Granatyr
    Moderador

    Olá Edi,

    1. Boa questão! Esses dias eu precisei fazer a avaliação e no parâmetro periods passei o valor 0 (zero), assim ele faz as previsões para toda a base de dados (não faz para o futuro). Assim você pode fazer o comparativo dessas previsões (por exemplo, os últimos 30 registros) com os dados reais da base de treinamento

    2. A indicação de uso dessa ferramenta é quando temos uma quantidade muito grande de dados. Se for trabalhar com poucos dados o ideal é usar alguma outra técnica de série temporal. Sobre feriados e black friday é só passar as datas como parâmetros conforme fizemos na aula, que o próprio algoritmo se adaptará

    Jones

    #22107
    Edi
    Participante

    Obrigado. Entendi. O que não ficou claro é quanto a base de dados. O que voce sugere que eu faça. Eu tenho base de 1 ano, mas o volume é gigantesco. O que eu poderia fazer para que os dados representem um periodo. Por exemplo: Se eu pegar dados de outubro e quiser prever novembro talvez o modelo erre muito, pois em novembro tem blackfriday e as vendas aumentam muito, mas como posso refletir tal situação para que o modelo veja esse padrao? Algum sugestão.

    #22118
    Jones Granatyr
    Moderador

    Olá Edi,

    Talvez tentar usar um período menor, uns 2 ou 3 meses, e verificar os resultados (passando como parâmetro para o prophet as datas de black friday)

    Jones

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.