Home › Fóruns › Fórum Lógica Fuzzy com Python: O Guia para Iniciantes › Agrupamentos de idade informando os dados
Marcado: Agrupamento com fuzzy c-means
- Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 2 anos, 9 meses atrás por Eduardo Alexandre Franciscon.
- AutorPosts
- 26 de janeiro de 2022 às 01:54 #33000
Minha dúvida.
Quero criar um agrupamento mais ou menos nesse estilo:
adolescente : 0,13,17,21
adulto: 17,21,30,37
Idoso: 30,37,110,110
tenho o conjunto de dados de idade e queria saber como faço para poder colocar esses dados no agrupamento para o algoritmo dizer a probabilidade da idade pertencer a um grupo.
agrupamento = skfuzzy.cmeans(data = X.T, c = 3, m = 2, error = 0.005, maxiter = 1000, init=None)
nesse caso ele faz automático, tem como eu fazer essa implementação manual, dividir nos 3 grupo mas eu informar como é a divisão.
10 de fevereiro de 2022 às 10:24 #33089Bom dia Iran Charles, espero que esteja bem! desculpa pela demora em responder.
A divisão dos grupos vem de forma automática pela funcionalidade dos algoritmos implementados dentro da biblioteca, tanto o cmens, quanto o cmens_predict formam um centro(o ponto de referência) e trabalham a clusterização de acordo com isso. Tudo no automático.
Porém, dependendo de sua forma de tratar esses dados ou do seu problema, aconselho a verificar técnicas de associação ou classificação, existem abordagens dentro da data mining que pode lhe ajudar, com mais facilidade que está do cmeans.
Segue o link da documentação que lhe citei acima:
https://scikit-fuzzy.readthedocs.io/en/latest/api/skfuzzy.html#cmeans
Obrigado por perguntar e passe bem!
Abraço!
- AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.