Home › Fóruns › Fórum Detecção de Objetos com YOLO, Darknet, OpenCV e Python › Colab Travando
- Este tópico contém 6 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por Gabriel Alves.
- AutorPosts
- 17 de novembro de 2020 às 21:23 #22197
O google colab está travando sem terminar o treinamento do modelo.
A primeira vez ele gerou o arquivo de backup, nas demais vezes não fez nada.
Algumas vezes a página fica fica interia preta, outras apenas não consigo mexer em nada nela.
Alguma ideia?
18 de novembro de 2020 às 08:58 #22198Olá Lúcio!
Qual iteração que você parou? E quanto tempo demora até começar a travar?
Sobre esse problema da página inteira preta, infelizmente nunca vi e pelo que pesquisei não teria uma causa específica, se for erro no Colab ele sempre vai exibir alguma mensagem (ou ficar como “carregando…”) mas não é para ficar uma tela preta. Imagino que possa ser porque o Colab está usando muito da memória RAM e isso fez “travar” essa página do navegador (está usando o Chrome?)
Aliás, quando isso ocorre aparece mais alguma mensagem antes? Geralmente um aviso no meio da página
Comigo aconteceu parecido algumas vezes (tirando a parte da tela preta) quando minha memória RAM estava sendo muito utilizada, então experimentei fechar as outras coisas e as outras abas do navegador (tenho o costume de deixar várias abertas) e fazendo isso resolveu a princípio. Mas depois voltou (lá pela iteração 2500) pois tive que voltar a abrir outros programas, mas aí decidi interromper o treinamento e terminar uma outra hora.
No próximo teste só antes verifique o uso de sua memória ou CPU durante o treinamento, já que quanto mais tempo ficar rodando mais é para usar de memória. Por esse motivo eu recomendo também ficar limpando os outputs da célula de vez em quando, pois lembre que a cada segundo são adicionadas várias linhas de texto na página (referentes ao treinamento), então é esperado que depois de um tempo ela fique bem mais pesada por causa desse monte de conteúdo.
- Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por Gabriel Alves.
18 de novembro de 2020 às 09:34 #22200Bom dia.
A iteração na qual o travamento inicia é entre 3 e 5.
Isso demora cerca de 1 até 4 min.
Estou usando o chrome :), devorador de ram.
Estou fazendo um teste limpando os outputs seguidamente, está indo 🙂
Uma pergunta importante, você uso o colab hospedado ou conecta ele localmente?
Pergunto pela questão da memória que você citou.
Att Lúcio
18 de novembro de 2020 às 10:37 #22201Bom dia.
Preciso ficar limpando o output de 3 em 3 minutos senão trava.
21 de novembro de 2020 às 09:22 #22233Olá! Conseguiu prosseguir com o treinamento dessa forma?
Realmente é estranho ocorrer esse travamento em uma fase tão inicial do treinamento, nos meus testes ocorria depois de umas 1000 iterações pelo menos, justamente por conta daquele motivo que falei.
A propósito, esses travamentos tem ocorrido sempre quando atinge esse número de iterações ou isso ta variando?
Realmente o Chrome abusa no uso da RAM hehe, a minha sugestão seria fazer o teste com outro navegador só para ver se o problema pode ser isso mesmo. Ah e também experimente fechar todas as outras abas e programas que tem aberto (tipo o Pycharm que vi que estava aberto ali no print, dependendo do que está aberto ele utiliza muito da sua memória).
Quanto à pergunta do Colab que você fez, utilizo ele normalmente assim pelo navegador. Uma opção é usar o Jupyter Notebook em sua máquina local porém só se você possuir uma GPU da Nvidia à disposição, se não o tempo de treinamento vai ser MUITO maior.
Qualquer dúvida é só avisar 🙂
23 de novembro de 2020 às 08:24 #22248Bom dia.
Vou tentar usar o Edge e o Mozila sem mais softwares abertos…
Não consegui evoluir por causa do travamento do colab, mas retorno com feedbacks após os testes em outros navegadores.
24 de novembro de 2020 às 11:58 #22277Bom dia! Creio que sem softwares abertos ou outras abas já vai dar uma boa melhora, mas é bom testar com outros navegadores também pois esse erro da tela ficar preta com tão pouco tempo de treinamento não é comum mesmo, então as vezes pode ser até um bug.
- AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.