Datetime não está funcionando e dúvida sobre dateparse

Home Fóruns Fórum Machine Learning e Data Science com Python de A à Z Datetime não está funcionando e dúvida sobre dateparse

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    André
    Participante

Boa tarde, o código abaixo não está funcionando:

<dateparse = lambda dates: pd.datetime.strptime(dates, ‘%Y-%m’)
      dataset = pd.read_csv(‘AirPassengers.csv’, parse_dates = [‘Month’], index_col = ‘Month’, date_parser = dateparse)>

Retorna o erro:

<—-> 1 dateparse = lambda dates: pd.datetime.strptime(dates, ‘%Y-%m’)
      2 dataset = pd.read_csv(‘AirPassengers.csv’, parse_dates = [‘Month’], index_col = ‘Month’, date_parser = dateparse)

AttributeError: module ‘pandas’ has no attribute ‘datetime’>

No arquivo https://colab.research.google.com/drive/11TxMSfr_RW5jElc-I20YksJCbCPytfOm , já tem o aviso de que seria “deprecated”.

Mas minha dúvida é sobre o uso do lambda e desse dateparser. Eles me parecem mais complexos do que outras formas de transformar e coluna em data e torná-la o índice do dataframe. Testei com o gerador de código do Colab e ele me retornou outra forma que parece ter atingido o mesmo resultado:

dataset[‘Month’] = pd.to_datetime(dataset[‘Month’])

dataset = dataset.set_index(‘Month’)

Podem confirmar, por favor?

Obrigado

Denny Ceccon
      Moderador

Olá André,

Tem várias formas de fazer a mesma coisa, se o resultado deu certo você tem a liberdade de escolher o método.

O código dessa aula foi desenvolvido para depender do Pandas 1.5.3, faz o downgrade que deve funcionar.

• Esta resposta foi modificada 9 meses, 1 semana atrás por Denny Ceccon.
      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.