Detecção de mancha de óleo

Home Fóruns Fórum Visão Computacional: O Guia Completo Detecção de mancha de óleo

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #35345
    ZR Garcia
    Participante

    Prezados, estou querendo assistir um aula que me ensine a detectar qq objeto que eu queira, no caso, quero identificar (detectar e/ou segmentar) manchas de óleo em fotografias tiradas por celular (multiplas resoluções) na praia. Eu precisaria treinar uma rede com as manchas? Há alguma aula aqui que eu possa aprender a fazer isso? Tenho em mente que uma mancha de óleo pode assumir zilhões de formas e tamanhos, isso seria diferente de fazer um treinamento para detecção ou segmentação de carros, relógios e pessoas, por exempĺo? Esse seria o melhor caminho? Via detecção/segmentação de objetos treinados? Ou existiria uma maneira de segmentar diferentes partes de uma imagem sem treinamento? Complementando, queria também fazer o mesmo processo só que para imagens em tons de cinza onde cada pixel é representado por um valor muito maior que os oito bits que o OpenCV trabalha. Podem comentar, pfv? Obrigado.

    #35392
    Gabriel Alves
    Moderador

    Olá!

    Isso mesmo, uma abordagem nesse caso seria treinar a rede neural para que ela seja capaz de detectar na imagem (classificação+localização) o objeto que você deseja – para isso, você deve fornecer à rede imagens de treinamento, com anotações informando qual coordenada na imagem o objeto está presente.

    No entanto, esse problema que você busca resolver é um pouco mais complexo mesmo devido ao fato do “objeto” a ser detectado possuir uma possibilidade de assumir infinitas formas. No entanto, mesmo assim as manchas possuem um certo padrão em seu formato, claro que uma pode não ser idêntica à outra mas ainda assim algumas vão se assemelhar bastante. Então pode ser que usando essa abordagem você consiga bons resultados, só seria necessário reunir um dataset bem grande (o máximo que você conseguir, eu diria pelo menos 2500 amostras). Para fazer a criação do set e anotação, qualquer dúvida veja o curso sobre Detecção de Objetos com YOLO, lá mostramos todo o processo de criação de um dataset.

    Mas talvez antes de reunir as imagens você queira testar com uma abordagem diferente, como a detecção com Blobs, que por um lado não necessita horas de treinamento de uma rede neural, porém pode ser necessário alguns ajustes para ‘calibrar’ bem o algoritmo. Dê uma olhada aqui nesse artigo que mostra já uma maneira boa de como aplicar essa técnica: https://towardsdatascience.com/image-processing-with-python-blob-detection-using-scikit-image-5df9a8380ade

    Acredito que com essa abordagem você poderia conseguir resultados até melhores do que treinando com uma rede neural. Além dessa detecção por blob, sugiro dar uma olhada em técnicas de segmentação de imagem, mostramos todas as principais no curso Segmentação de Imagens com Python. Com essas você poderia também conseguir bons resultados, basta definir um bom limiar e usar o conjunto certo de técnicas de pré-processamento.

    #36311
    ZR Garcia
    Participante

    Caro Gabriel, obrigado pelas diretrizes….vou ver seguir as duas frentes e te falo.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.