- This topic has 3 replies, 2 voices, and was last updated 2 years, 1 month ago by .
Viewing 4 posts - 1 through 4 (of 4 total)
Viewing 4 posts - 1 through 4 (of 4 total)
- You must be logged in to reply to this topic.
Home › Forums › Fórum Estatística para Ciência de Dados e Machine Learning › Dúvida referente ao processo de amostragem sistemática
Tagged: Amostragem sistemática – teoria
Olá Jones,
Na aula teórica de amostragem sistemática o seu exemplo contava como sendo a casa de número 3 a primeira escolha, no entanto, se a de número 5 fosse a escolhida, o elemento de número 5 da amostra não poderia ser escolhido uma vez que somando 6 unidades nós teríamos as seguintes casas escolhidas: 5, 11, 17, 23 e 29. No entanto, a população só tem 28 casas. Assim, o último termo selecionado seria a casa de número 1, ou seja, a contagem voltaria para o começo? Se, todavia, fosse arredondado o número do intervalo para baixo, isto é, de 5 em 5, não haveria esse problema. Dessa forma, seria mais apropriado o processo de arredondamento para baixo?
Atenciosamente,
Thiago Bragança
Olá Thiago,
Boa observação! Poderia implementar uma melhoria no código para dividir os valores somente depois de verificar se será possível selecionar todos os elementos (pode usar o tamanho total da população pra ver se a amostra pode ser selecionada). Sobre sua solução, acredito que arredondar para baixo seja a melhor opção
Jones
Olá Jones,
Obrigado pela resposta!
Thiago
Qualquer outra dúvida é só avisar!