Duvida sobre detecção de obejetos e separação por cores

Home Fóruns Fórum Detecção de Objetos com YOLO, Darknet, OpenCV e Python Duvida sobre detecção de obejetos e separação por cores

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29541
    Felix
    Participante

      Já terminei o curso, mas ainda tenho uma dúvida – muito bom por sinal.

      Como posso treinar a YOLO para reconhecer o mesmo objeto de uma cor diferente como outra classe?

      Ex. tenho bolas vermelhas (quero que sejam reconhecidas como bola vermelha), azuis, amarelas, pretas, verdes e cinzas. Preciso que elas sejam reconhecidas como bolas (fácil) mas que sejam separadas pela cor como classes diferentes, com bounding box com outras cores. Isso é uma bola, mas é uma bola preta e a cor do seu bounding box será diferente da bola amarela. Como um esquema de classes e subclasses.

      Tem algum lugar que fala sobre isso, algum tutorial?

      #29637
      Gabriel Alves
      Moderador

        Olá Felix!

        O que eu mais recomendo para o seu caso seria então fazer uma detecção de cor posteriormente à detecção do objeto. Ou seja, não treinar o modelo para reconhecer bolas de cores diferentes como classes individuais (ex: 1 = bola vermelha; 2 = bola azul, etc.) mas sim treiná-lo para reconhecer o objeto independente da cor (ex: classe 1 = bola).

        Ou seja, até aí seria exatamente como está sendo agora, utilizar o YOLO para detectar o(s) objeto(s) na imagem. Após fazer essa detecção, você pode implementar uma técnica que irá extrair qual é a cor mais predominante, para cada uma das regiões de interesse (área dentro da caixa delimitadora do objeto localizado).

        Tem esse tutorial aqui que explica muito bem como fazer essa detecção de cor.

        Encontrei também esse código completo se você quiser implementar: https://pastebin.com/WVhfmphS

        • Esta resposta foi modificada 2 anos, 9 meses atrás por Gabriel Alves.
      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.