Erro com o comando import gi

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Autor
    Posts
  • #27675
    JussaraG
    Participante

    Boa noite

    Ao executar o comando import gi, acontece um erro no terminal

     

    alguem pode me ajudar?

     

     

    #27722
    Edson Pacholok
    Moderador

    Olá, percebi que você está usando um venv como interpretador python, você deve usar o interpretador python do MINGW64 como é mostrado no inicio do curso.

    #27810
    Lúcio
    Participante

    Estou com problema com o Gi tbm.

    #27821
    Edson Pacholok
    Moderador

    Olá Lúcio,

    alguns alunos também tiveram este seu problema e resolveram seguindo esses passos:

    1 – Abra o shell do mingw64 que esta em C:\msys64\mingw64.exe

    2 – Execute pacman -Suy para atualizar o ambiente de desenvolvimento

    3 – Execute pacman -S mingw-w64-x86_64-gtk3 mingw-w64-x86_64-python3 mingw-w64-x86_64-python3-gobject para reinstalar os pacotes que possivelmente tiveram falhas ao baixar. Observe se apresenta alguma falha durante a instalação, se apresentar repita esse passo 3.

    Depois pode tentar usar o pycharm novamente.

    Aparentemente esse erro é uma falha que ocorre no download dos pacotes quando estamos preparando o ambiente de desenvolvimento.

    #27920
    Lúcio
    Participante

    Não funcionou. Não consigo executar via pycharm.

    Estou chamando via mingw64.

     

    #27936
    Edson Pacholok
    Moderador

    Olá Lucio,

    se está rodando pelo mingw64 então o problema deve estar no interpretador que foi selecionado no pycharm, ele deve ser o interpretador python que esta dentro do mingw64 geralmente em: mingw64\bin\python3.exe

    #28496
    elderesoares
    Participante

    Bom dia!

     

    Estou com o mesmo problema do Lúcio, apesar dos passos que o professor orientou aí, eu já refiz isso 3 vezes, já desinstalei e instalei tudo por 2 vezes e mesmo assim segue o problema. Não é erro no momento do download dos pacotes nem na instalação, fiz questão de acompanhar cada mensagem que apareceu após invocar cada comando, todos instalados com sucesso e atualizados com sucesso. A única coisa que notei de diferente no vídeo da aula (eu observei cada pasta que havia no pc do professor e no meu pc) é que no meu pc, no caminho: C:\msys64\home\<nome_do_meu_pc> dentro desse diretório eu não tenho a pasta <span style=”text-decoration: underline;”>.gnupg, </span>mas no diretório do professor tem essa pasta. Acredito que isso tenha a ver com o import gi. Eu sou programador e já vi muitos problemas ocorrerem com IDEs com CodeBlocks por exemplo, mas isso realmente tá testando minha fé. Já procurei solução em tudo, mas não resolve. A questão do interpretador eu observei bem, justamente porque eu já tinha o PyCharm e o Anaconda instalados, mas não é isso, eu estou usando o correto. O que mais pode ser professor?

    #28521
    Edson Pacholok
    Moderador

    Olá Elderesoares,

    Uma vez um aluno me reportou esse problema e no caso dele era o anaconda que estava impedindo o pycharm de acessar o interpretador do mingw. Acredito que possa ser isso, entre em contato comigo pelo meu email: edsonpacholok@gmail.com pq se for isso pode ser um pouco chato de resolver.

    É possível que tenhamos que desinstalar o anaconda e depois instalar o mingw, depois vc pode instalar o anaconda novamente. Pelo que me lembro, o anaconda quando instalado torna-se o interpretador principal do SO e impede outros de serem ativado no pycharm. Mais ou menos assim, voce ativa o outro, mas quando roda ele chama o Python do anaconda.

    #28815
    elderesoares
    Participante

    Boa tarde!

     

    Professor, eu já havia imaginado que era isso, desinstalei tudo e reinstalei, sem nem reinstalar o anaconda, mesmo assim continuou o problema. Eu limpei o cache em “prefetch” “%appdata%” “%temp%”, simplesmente não vai. Vou entrar em contato por e-mail.

    #28842
    elderesoares
    Participante

    Bom dia!

    Entrei em contato por e-mail, mas adianto que mesmo reinstalando tudo do absoluto zero, inclusive até deixei de reinstalar o anaconda justamente para deixar somente aquilo que era pertinente ao curso, mesmo assim não funcionou.

    #28867
    elderesoares
    Participante

    Boa tarde!

    Aos que passam pelo problema do “DLL load failed while importing _gi”, vou passar uma possível solução que encontrei, caso já tenha tentado:

    1 – reinstalar tudo;

    2 – inserir o caminho (PATH) em configurações avançadas do sistema;

    3 – fazer update nos pacotes através do MSYS2 e MINGW32 ou MINGW64;

    Caso nada tenha funcionado a resposta é que o PyCharm é louco mesmo e cria seu próprio mundo Python, não conseguindo fazer referência a um arquivo .py em outro diretório que não seja o mesmo do interpretador. Estou há dias nesse problema e em conversa direta com o professor, o mesmo constatou o problema bizarro. Ao pesquisar muito descobri que isso é um velho problema dessa IDE, onde os mais experientes programadores se enrolam com isso. Logo, a solução é simples:

    Pegue o arquivo que está tentando rodar no PyCharm, que provavelmente está na pasta > c:\msys64\home\<nome_do_seu_pc>

    Coloque ele em > c:\msys64\mingw32(ou 64 de acordo com sua instalação)\bin

    Feito isso pode abrir o PyCharm apontando para esse último caminho, o arquivo deve compilar. Não existe na internet uma explicação razoável pra isso (procurei muito mesmo), até mesmo dev’s que dominam a IDE falando sobre esse “problema” que gera dor de cabeça.

    Espero ter ajudado.

    #39701

    Fiz isso que o Elder Soares comentou e deu certo !!!! A aplicação rodou pelo PyCharm. Tive que colocar o Exemplo1.py e user_interface.glade dentro do BIN . Fiz isso pela IDE cortando do local aonde o arquivo estava e colando dentro da BIN. O Negocio é tão louco que na IDE não aparece os arquivos  . dentro do diretório que eu dei o paste.

    Obs quando fiz ontem esse procedimento eu coloquei direto no diretório pelo Windows e isso não deu certo.  O Pycharm não reconheceu.

     

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.