Erro no treinamento do classificador LBPH

Home Fóruns Fórum Visão Computacional: O Guia Completo Erro no treinamento do classificador LBPH

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor

Por favor. É a segunda vez que escrevo neste fórum a respeito de um erro que obtive na etapa do treinamento

do classificador LBPH.

Tentei refazer todo o processo desde o inicio, mas quando chego na linha:

lbph_classifier.train(faces,ids), aparece o erro:

error: OpenCV(4.10.0) :-1: error: (-5:Bad argument) in function ‘train’

Estou na pendência desta aula para dar continuidade ao aprendizado.

Gabriel Alves
    Moderador

Olá José,

Esse erro ocorre quando é passado um parâmetro incorreto, geralmente a imagem em um formato que a função não estava esperando. Verifique se você carregou corretamente as fotos e carregou corretamente as variáveis. Cheque se todas os blocos de códigos anteriores a esse foram executados na ordem correta, e se nenhum deles gerou alguma mensagem de erro.

Eu rodei aqui o código do Colab oficial dessa seção do curso (link aqui) e para mim rodou tudo conforme o esperado. Portanto, teste novamente e verifique se foi carregado corretamente as imagens usadas para treinamento. Se o erro persistir, peço que compartilhe seu Colab aqui, já que deve ter outra coisa em seu código interferindo.

Agradeço o retorno.

Vou comparar os códigos e ver se consigo resolver.

Qualquer coisa compartilho o colab.

Bom dia Gabriel.

Tentei resolver o erro revendo todo o código, mas o erro persiste.

Estou colocando o link aqui pra que veja se pode me ajudar.

https://colab.research.google.com/drive/1fPNm32aGNs0lPahmgxULDOQOnLP-xBmH?usp=sharing

Agradeço antecipadamente.

Gabriel Alves
      Moderador

Opa aqui o Colab está com acesso restrito, se puder mudar o compartilhamento para ser acessível pelo link, ou aprovar a solicitação que mandei.

Outra coisa (se quiser testar antes) é voltar uma versão do OpenCV, para mim está funcionando aqui corretamente com a versão que atribuiu automaticamente ao meu Colab, mas talvez pra você foi associado uma versão diferente e que está com algum bug ao rodar esse método. Por isso, pode tentar executar o seguinte comando no início do seu Colab (antes de todo o resto)

!pip install opencv-contrib-python==4.8.0.76

E em seguida continuar a execução do restante do código, na ordem

Gabriel Alves
        Moderador

Olá, verifiquei aqui o seu código e descobri o problema, estava faltando fazer uma conversão para int nessa linha:

id = os.path.split(path)[1].split(‘.’)[0].replace(‘subject’,”)

ou seja, tem que ficar assim

id = int(os.path.split(path)[1].split(‘.’)[0].replace(‘subject’,”))

(na dúvida, pode verificar no colab da aula, nesse trecho aqui)

Após fazer esse ajuste eu rodei esse mesmo Colab que você compartilhou e funcionou aqui

Gabriel. Te agradeço muito. Na verdade programo ha bastante tempo em Delphi e VB, mas sou novato em Piton.

A linguagem ainda esta me aplicando algumas armadilhas.

Deus ajude.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.