Existe algum dataset/modelo treinado só de animais (zoologico)

Home Fóruns Fórum Detecção de Objetos com YOLO, Darknet, OpenCV e Python Existe algum dataset/modelo treinado só de animais (zoologico)

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29826
    ANTONIO AURELIANO
    Participante

      Boa tarde!

      Tem algum site que consigo baixar modelos treinados apenas de animais. (Principais animais do zoologico: girafa, zebra, tigre, cobra, macaco…etc)

      O dataset padrão (80 classes) não detecta Leao, Tigre, Cobra..etc

      #29865
      Gabriel Alves
      Moderador

        Olá Antonio!

        Recomendo muito dar uma olhada no Open Images Dataset (OID), ele é comentado mais pra frente no curso, na parte onde é abordado como treinar seu próprio modelo. No OID eu sei que tem todos esses animais que você citou de exemplo e muitos outros, talvez já tenha todos os que você precise.  Então você pode fazer o download dessas classes (no caso, os animais) específicos usando aquela ferramenta que mostramos em aula, basta especificar o nome das classes e será feito apenas o download das imagens delas e depois fazer o treinamento. Já que você comentou que queria um modelo pronto (talvez por não poder treinar) sugiro dar uma olhada no modelo pra YOLOv3 que foi treinado em cima desse dataset (então vai conter essas classes que você precisa), basta baixar aqui (para mais informações veja o README do darknet). Se ao testar você notar que está faltando algum animal ou se não tiver a precisão necessária então recomendo treinar um novo modelo para o v4 do YOLO, basta fazer o download das imagens conforme explicado e seguir para as etapas de treinamento.

        Caso não tenha algum animal importante nesse dataset eu recomendo procurar por outros datasets específicos para animais de zoológico no Kaggle, como por exemplo esse.

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.