Outras Possibilidades

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #18457
    Robson Dias
    Participante

      Bom dia,

      Utilizando do conhecimentos aprendidos em aula, estou realizando um projeto da construção de um Xilofone para meus alunos (fundamental 01 do primeiro ao quinto ano). Fiz as teclas com os botões, redimensionei corretamente, utilizei CSS para colorir as notas. Toda a parte gráfica consegui realizar com o glade.

      Uma implementação diferente: Gostaria de pressionar uma tecla (tipo o A) e ele executar para mim a nota dó. Funcionaria como se estivesse clicando no botão. Alguma dica? Acredito que deveria utilizar a função key-press-event correto?

      Não seria interessante ter um espaço na plataforma para que os alunos postassem seus trabalhos concluídos com os fontes para consulta? A realização de um trabalho final, criativo, com os conceitos aprendidos levando o selo da Expert Academy pode ser (no mínimo) interessante.

      Abrações

      RobsonMaestro

       

      #18486
      Edson Pacholok
      Moderador

        Bom dia Robson,

        Sim, você pode usar o sinal key-press-event e capturar a tecla que foi apertada, depois fazer uma condição:

        Se tecla apertado for igual “a” então toca Dó;

        Se tecla apertado for igual “s” então toca Ré;

        e assim por diante.

        A key-press-event fica chamando a função continuamente caso fique pressionada.

        Também tem a tecla key-release-event que chama a função só quando a tecla for solta.

        A linha 14 do código é nescessária para obter o nome da tecla que foi precionada:

        #18529
        Robson Dias
        Participante

          Muito bom! Vou testar aqui – este xilofone vou fazer em homenagem a uma aluna. Passei uma musica para meus alunos executarem (The wall) do Pink Floyd e a Vitória do quarto ano não tinha como treinar aí ela criou o xilofone dela

          .Xilofone da Vitória

          Quando um aluno quer estudar ele “se vira”, né? Brigadão pela ajuda – assim que finalizar entro em contato.

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.