Home › Fóruns › Fórum Detecção de Objetos com YOLO, Darknet, OpenCV e Python › Valores Matriz de confusão
- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 4 meses, 4 semanas atrás por Jones Granatyr.
- AutorPosts
- 5 de junho de 2024 às 08:12 #45328
olá, gostaria de entender melhor os valores que aparecem na matriz de confusão, e principalmente o que são os background?
Poderia me informa onde posso buscar essas informações?
6 de junho de 2024 às 00:24 #45332Olá Francisco!
Esse conceito de ‘background’ existe no contexto da matriz de confusão e é usado para indicar previsões falso-positivas do seu modelo quando ele vê objetos inexistentes em segundo plano. Ou seja, o background (fundo) seria aquilo que não é o objeto, desse modo é possível calcular e visualizar melhor os falsos positivos, que são os objetos incorretamente detectados.
Os demais conceitos são os mesmos encontrados em qualquer tipo de matriz de confusão. Não sei o quão familiarizado está com esse método de avaliação, mas só para lembrar rapidamente que a matriz de confusão é uma tabela que compara as previsões do modelo com os valores reais, organizada de forma que as linhas representam as classes reais e as colunas representam as classes preditas. Cada célula da matriz contém o número de amostras que correspondem a uma combinação específica de classe real e classe predita. Os valores dentro da matriz são divididos em quatro categorias principais: Verdadeiro Positivo (TP), Verdadeiro Negativo (TN), Falso Positivo (FP) e Falso Negativo (FN). TP indica o número de instâncias em que o modelo corretamente previu a classe positiva; TN é o número de instâncias corretamente identificadas como negativas; FP refere-se às instâncias incorretamente classificadas como positivas; e FN são as instâncias que foram incorretamente classificadas como negativas. O eixo X (horizontal) da matriz de confusão corresponde às classes classes reais, enquanto o eixo Y (vertical) corresponde às preditas.
Nesse diagrama aqui é mostrado o processo de criação da matriz de confusão. Se desejar uma explicação bem mais detalhada do processo, recomendo esse artigo.
10 de junho de 2024 às 18:32 #45390Gabriel, agradeço o retorno. Acredito ter elaborado a questão inicial de forma que não me fiz entender, desta forma estou refazendo.
A matriz confusão abaixo, gerado apartir da utilização YOLOv8l, onde foi utilizado um dataset que possui uma pasta ‘train’ (375 imagens) e ‘val’ (50 imgens), a imagem ‘teste’ foi utilizado um imagem de cada vez. Totalizando 278 imagens representadas na matriz confsão. Onde foi criado uma única classe (isoladores), com objetivo de aprendizagem.
Gostaria de verificar com vc, que onde possui, o número 129 é representado ‘Verdadeiro Positivo’. Onde possui 60 é ‘Falso Negativo’. Onde possui o número 89 é ‘Verdadeiro negativo’, e onde não possui númeração (quadrado em branco) seria o ‘Falso Positivo’??
Faço essa pergunta pois me parece que a matriz que o YOLO apresenta esta ‘invertida’ em relação a todos os materiais que procuro para estudo, em realção ao True (coluna) e o Predicado (linha).
14 de junho de 2024 às 09:42 #45420Olá!
Na verdade está um pouco invertido de acordo com a ordem que você apresentou. O correto seria:
- Verdadeiro Positivo = 129
- Falso Positivo = 60 (pois a predição foi ‘isoladores’ e o real era ‘fundo’, portanto é incorretamente marcado como positivo)
- Falso Negativo = 89 (pois a predição foi ‘fundo’ mas na realidade era ‘isoladores’, portanto é incorretamente marcado como negativo)
- Verdadeiro Negativo = (não aplicável)
Portanto, talvez assim estaria mais próxima da ordem que você mencionou estar mais acostumado, embora não exatamente ainda. Aliás, acredito que não deve haver uma forma “correta”, se for pesquisar verá que não há uma unanimidade nesse sentido pois pode-se encontrar diversos materiais e artigos sérios onde tanto o FP quanto o FN estão em cima, ou outros onde segue essa mesma ordem que você passou. No entanto, possivelmente a ordem mais usada é onde o Verdadeiro Positivo esteja no canto superior esquerdo e o Verdadeiro Negativo esteja no canto inferior direito (aliás, se pesquisar em inglês observará que é mais comum ainda seguirem essa mesma ordem que o YOLO usa).
14 de junho de 2024 às 11:23 #45421Muito obrigado pelo seu retorno, me ajudou muito.
Sim, percebi em trabalhos publicados essa mudançao de posição entre o FN e o FP.
14 de junho de 2024 às 20:25 #45423Qualquer outra dúvida é só avisar 🙂
- AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.