Dúvida no tópico do Algoritmo K-Means

Home Fóruns Fórum Machine Learning e Data Science com Python de A à Z Dúvida no tópico do Algoritmo K-Means

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #32285
    Vanessals
    Participante

      Eu estou seguindo o projeto dos clientes de cartão de crédito para agrupá-los de acordo com o k-means porém no relatório final eu gostaria de trocar a classificação em números por palavras mas eu não consegui. Tentei adaptar com vários comandos mas não obtive sucesso. Existe algum tutorial de como fazer isso ou poderia me passar uma orientação, por favor? Agradeço desde já. 😊

      #32301
      Fábio Spak
      Participante

        Olá Vanessals, segue a resposta do instrutor Denny:

        Como o K-Means é uma técnica de agrupamento não supervisionado, os agrupamentos são “naturais”, ou seja, eles se formam em função das características dos dados, não dos rótulos. Portanto, nem sempre há uma correlação entre os grupos formados desta forma e os rótulos conhecidos. Sendo assim, não é comum identificar os grupos formados por agrupamento com o mesmo nome original
        O que você pode fazer é verificar se os grupos formados por K-Means são parecidos com os grupos originais, usando uma função como pd.crosstab [https://pandas.pydata.org/pandas-docs/stable/reference/api/pandas.crosstab.html]. Se houver uma separação bem distinta, por exemplo se o grupo 0 tiver uma maioria da classe alto risco e o grupo 1 tiver uma maioria de baixo risco, então você pode concluir que a técnica de K-Means é adequada para classificar os registros, atribuindo a correspondência que o grupo 0 significa alto risco e o grupo 1 baixo risco, mas somente se a correspondência do exemplo existir.

        Fabio

        #32305
        Vanessals
        Participante

          Muito obrigada, Fábio e Denny!

          Vou utilizar essa função do pandas para fazer a verificação dos grupos.

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.