Redes Neuras e Deep Learning – Ajustes do Backpropagation

Home Fóruns Fórum Inteligência Artificial e Machine Learning: O Guia Completo Redes Neuras e Deep Learning – Ajustes do Backpropagation

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Thiago Seronni
    Participante

Olá,

Estou tentar criar em python o algoritmo de MLP com backpropagation no entanto notei divergências entre explicações na internet e algumas coisas que estão me deixando confuso.

Na vídeo aula fala sobre o gradiente mas nao mostra o calculo dele. No calculo dos novos pesos nao leva em consideração o gradiente e por isso estou bem confuso do qual é correto.

Vamos supor que eu tenho uma camada de entrada com dois inputs, x1 e x2. Uma cada oculta com 2 neurônios e uma camada de saída com um neurônio:

Ao fazer o feedforward e chegar na camada de saída, após calcular o delta da camada de saída com delta saida = loss * derivada da funcao ativacao

eu não deveria calcular o gradiente? se sim o gradiente neste caso seria gradiente = delta camada de saida * (resultado da activation function da camada oculta)

Atualizaria o pesos entre a camada oculta e a camada de saida, que ficaria w = w – (learning rate * gradiente)

dai recalculo o delta da camada oculta, com base no delta da camada de saida como: delta oculta = pesos da camada oculta para saida (calculado anteriormente) * delta camada saida * derivada da funcao ativaçao

calculo o gradiente da camada oculta = delta camada oculta * função ativaçao anteiro (no caso os inputs x1 e x2)

recalculo os pesos da camada de entrada com a camada oculta como w = w – (learning rate * gradiente camada oculta)

Jones Granatyr
      Moderador

Olá, Thiago!

No cálculo que é mostrado no curso é considerado o gradiente e é feito “junto” com a derivada para ficar de forma mais simplificada. Existem várias maneiras para fazer o cálculo e em geral elas dão resultados bem similares. Sugiro fazer os testes/comparativos com as duas abordagens

Jones

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.