Home › Fóruns › Fórum Python para Finanças: Análise de Dados e Machine Learning › Uso dos conceitos passados para futuro
- Este tópico contém 5 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 6 dias, 17 horas atrás por
Denny Ceccon.
- AutorPosts
- 3 de fevereiro de 2025 às 23:50 #47626
Estou praticamente na metade do curso e até esse ponto só vi cálculos que olham para o passado e dizem prováveis melhores composição de ações para investir a 5 anos atrás para ter um bom resultado hoje. Nessa linha de raciocínio, basta montar um script e ver a ação que mais rentabilizou que baterá qualquer método. Isso porque estamos vendo o passado para dizer “ahh, se eu tivesse aplicado x% na empresa y, seria melhor que z% na empresa w”. Mas como uso todo esse conhecimento para uma análise com ideia de escolher um conjunto de ações hoje para tentar maximizar as chances de ganho no futuro?
Sei que mais pra frente terá 2 tópicos sobre previsão, mas gostaria de saber como operadores e investidores usam esses cálculos já apresentados para montar suas estratégias de investimento futuro. Poderiam me ajudar com isso?
4 de fevereiro de 2025 às 00:11 #47627Gostaria de elaborar melhor minha pergunta. Entendo que dado um histórico de uma ação, é interessante saber sua variação nos últimos meses ou anos, desvio padrão, covariância com outras e etc… O ponto que me pega é que nós últimos anos estamos em cenários que me parecem muito fora de padrão, portanto tenho a impressão que essas análises quase não agregam nada diante ao que estamos vendo, principalmente nesse atual ano. Então na opinião do professor do curso ainda é relevante (e quanto) todos esse indicadores?
Continuando, acho que o mesmo vale pra os próximos módulos, ainda é relevante os cálculos preditivos tradicionais com ML ou há algum outro curso na plataforma que poderia oferecer previsões mais consistentes com os cenários atípico que estamos vivendo no nível nacional e mundial?
Obrigado.
4 de fevereiro de 2025 às 09:39 #47629Olá Alessandro,
Todos os métodos que buscam prever valores futuros, seja no mercado de ações, seja para previsão do tempo, se baseiam no histórico passado. A expectativa é que o comportamento das séries temporais históricas se mantenha, de forma que as previsões tenham algum valor. É claro que não é tão simples, fosse assim todo mundo seria um trader de sucesso, mas a base apresentada no curso é da onde todo mundo parte. Aí vai da engenhosidade individual, de descobrir quais períodos são relevantes, quais indicadores (ou sua combinação) utilizar, ou até criar outros. O que podemos dizer é que, se o comportamento se mantiver, os resultados serão consistentes, mas isso dificilmente ocorre na prática, e é isso que os pesquisadores e traders empenhados na área buscam resolver.
4 de fevereiro de 2025 às 09:47 #47631Imaginei que essa seria a resposta. Contudo gostaria se saber se há algo além do básico desse curso que pudesse apoiar um pouco mais as predições. Algum outro curso aqui que poderia contribuir para uma base mais diferenciada.
Afinal, como você disse, esses são os métodos mais básicos, o que por si só leva a crer que, de tão previsível e usual, passa a ser meio sem sentido o esforço só com eles e dado o cenário atual.
Por exemplo, há como cursos de LSTM ou algo assim que permitem predições mais interessantes. Ou outros que permitam contribuírem com mais insumos para análise geral?
Obrigado
4 de fevereiro de 2025 às 19:35 #47635Um exemplo de artigo que reflete um pouco sobre a questão proposta por mim:
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-AM2NTS/1/davidmichaelquirinonelson.pdf
5 de fevereiro de 2025 às 09:56 #47640Nós até cobrimos redes recorrentes (como LSTM) mas não no contexto de investimentos, você deve encontrar nos cursos com foco em redes neurais.
- AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.