Responder a: Mapas auto-organizaveis

#35814
Caio
Participante

passos do SOM

  • Diferente das redes neurais tradicionais,não existem neuronios,exitem nós e esses nós vão receber pontos,de acordo com o número de entradas.
  • Sendo assim,eles vão pegar um registro aleatório,vão calcular a distância desse registro com todos os nós,vão pegar o nó que teve a menor distância e esse nó vai ser o BMU.
  • Achando o BMU,fazemos um raio entorno desse BMU,e transformamos os nós em volta com atributos parecidos com o do BMU.
    Sendo assim,nessa área do mapa vamos ter um padrão nos atributos.
  • Então quando for fazer o mesmo processo,e pegarmos um registro parecido com o primeiro registro,muito provavelmente ele vai cair na mesma área do mapa.

Dúvidas

– Só que minha dúvida é o seguinte professor,no link que eu li sobre o SOM,o N iterations vai ser o número de vezes que vamos pegar um registro e realizar todo esse passo a passo,só que como sabemos quantos clusters foram formados,e como eles são formados?

. por exemplo professor,eu assisti dnv as aulas,só que vamos supor que eu tenha uma base de dados considerável,e fazendo o calculo eu descobri que tem que usar um total de 120 neuronios,e nessa base de dados 100 neuronios foram selecionados como BMU,quer dizer que vamos ter 100 clusters?

-E Queria saber se esses calculos são feitos um registro de cada vez ou pegas varios registros aleatoria e calcula tudo de uma vez