Responder a: Mapas auto-organizaveis

#35816
Denny Ceccon
Moderador

    Olá Caio,

    Te confesso que não sei exatamente como o algoritmo funciona em detalhes, não é um algoritmo muito utilizado hoje em dia então não é comum alguém se especializar nele, mas como se trata de um algoritmo de aprendizagem não-supervisionada, então é ele próprio quem determina o número de clusters (veja que nós nem passamos o número de clusters ou a variável y para o algoritmo treinar), dependendo de quantos BMUs são selecionados na primeira iteração. Mas justamente por isso, como o posicionamento inicial dos neurônios é feito aleatoriamente, a cada vez que você gera um SOM é possível que isto resulte em um número de BMUs diferente, o importante é que há essa tendência de os registros migrarem para regiões similares do mapa. Podemos dizer que é um algoritmo que apresenta várias possíveis soluções, mas todas elas são válidas.

    Eu desconfio que os cálculos são feitos todos de uma única vez, geralmente só fazemos em “batches” quando os dados não cabem todos na memória, mas teria que inspecionar o algoritmo com cuidado para ter uma resposta definitiva.

    Se você quiser se aprofundar no assunto, sugiro procurar mais vídeos no YouTube, é geralmente como eu faço para entender melhor sobre algum método.