Home › Fóruns › Fórum Inteligência Artificial: Algoritmos Inteligentes de Busca › Algoritmos Inteligentes de Busca A *
- Este tópico contém 13 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 4 meses, 2 semanas atrás por Denny Ceccon.
- AutorPosts
- 16 de julho de 2024 às 21:04 #45608
No caso da classe Adjacentes qual é a relevância a distância(quilometragem) entre as cidades(pontos/vertices) para o funcioamento do Algoritmo Estrela?
17 de julho de 2024 às 08:47 #45609Olá Jonathan,
A distância fornece a base para quantificar o custo de cada movimento entre as cidades. O algoritmo prioriza caminhos com menor custo total, guiando a busca pelo trajeto mais curto. Heurísticas eficientes, como a distância euclidiana, aproximam o valor real do caminho restante, direcionando a busca para os caminhos mais promissores.
17 de julho de 2024 às 16:32 #45611Certo, mas no caso de restrições como manutenção por exemplo, como ficaria se ele prioriza o menor custo?
17 de julho de 2024 às 17:50 #45612É só botar um custo adicional nos trechos com algum impedimento, assim você penaliza aquele caminho.
18 de julho de 2024 às 22:07 #45622Certo mas o que eu quis dizer é que não tenho interesse em menor custo ou menor distância, por exemplo tenho bonds que andam em uma linha e no caso de um bond quebrar ou precisar fazer manutenção no trilho ou até mesmo precisar fazer manutenção no trilho como posso uar o algoritmo entenda que deve escolher outra rota se possível ou que tenho que proibir de outro bond partir devido a essse impedimento?
19 de julho de 2024 às 08:42 #45625Jonathan, aí precisaria estudar melhor o problema, mas seguem algumas ideias:
Modificação da função de custo: Atribua um custo infinito às arestas que representam trilhos com bondes quebrados ou em manutenção, ou utilize uma função de custo que considere o tempo de espera estimado para reparo ou o impacto na operação da linha de bonde, por exemplo, o custo é uma função do tempo de espera estimado.
Remoção temporária de arestas: Remova temporariamente do grafo as arestas que representam trilhos com restrições. O algoritmo vai ignorar automaticamente esses caminhos indisponíveis, buscando alternativas viáveis. As arestas podem ser reinseridas no grafo quando as restrições forem removidas.
Implementação de regras de priorização: Utilize heurísticas que considerem a probabilidade de restrições em diferentes trilhos, direcionando a busca para caminhos mais confiáveis, por exemplo, o custo tem um fator que é calculado em função da probabilidade de manutenção na linha.19 de julho de 2024 às 09:02 #45626Certo deu uma esclarecida melhor, o contexto tem muitas restrições que no painel de quem vai acompanhar a operação dos bonds vai visualizar e deve se comunicar com quem está operando fisicamente o bond. O algoritmo deve fazer uma simulação de rota baseado nos dados setados pela operação entendi.
19 de julho de 2024 às 10:30 #45627Isso, você pode considerar as restrições como parâmetros do sistema.
19 de julho de 2024 às 10:45 #45628Teria um vídeo ou projeto no github poder entender melhor.
19 de julho de 2024 às 11:04 #45629Só temos o material disponibilizado no curso.
20 de julho de 2024 às 12:33 #45634Certo, no caso das aulas temos as estradas e as cidades são os pontos, no caso de trilhos como definir os pontos de cada linha e definir se o bond pode passar ou não naquele ponto da linha por exemplo estiver bloqueado e para continuar a viagem escolher outra linha?
22 de julho de 2024 às 08:40 #45641Se eu entendi bem o problema, me parece ser bastante similar ao caso do viajante, one as cidades são os pontos do bonde e as arestas são os trilhos.
22 de julho de 2024 às 08:45 #45643Isso mestre mas no caso dos trilhos como definir os pontos no trilho de cada linha? Sendo que cada linha tem tamanhos diferentes e definir se o bond pode passar ou não naquele ponto da linha por exemplo estiver bloqueado (restrição) escolher outra linha em um ponto para continuar a viagem ou de fato não tendo a opção de outra linha parar?
22 de julho de 2024 às 14:35 #45645Jonathan me desculpe mas eu precisaria estudar este caso mais a fundo e nós não temos como oferecer esse tipo de suporte personalizado. Minha sugestão é procurar por implementações similares na internet mesmo, é assim que eu busco ajuda para meus próprios projetos. Também vale a pena tentar usar as LLMs (ChatGPT, Gemini), elas já me ajudaram várias vezes.
- AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.