Aplicaçao com ACO

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #38635

    Olá!

    De início gostaria de elogiar o curso de Algoritmos de Inteligência Artificial Bioinspirados que está de ótima qualidade.

    Gostaria de saber se possível como seria uma implementação em python de uma rotina que:

    1 Fizesse a leitura de um csv qualquer;

    2 E a partir do csv lido selecionar os rótulos;

    3 Montar um grafo conectando todos os rótulos selecionados

    4 Encontrar a lista de vértices ajacentes desse grafo.

    O objetivo seria aplicar o ACO nesse grafo.

    Desde já agradeço.

    #38750

    Olá Antonio! Em primeiro lugar, fico muito feliz que tenha gostado do curso! Sobre a pergunta, eu precisaria entender um pouco mais detalhadamente o que se pretende ser feito, mas algo que dá pra adiantar na pergunta é que depende do objetivo final do projeto? Seria achar o melhor caminho entre dois vértices específicos? Nesse caso sim. Caso contrário, eu teria que entender mais detalhadamente o projeto

    #38751

    Oi Guilherme!

    A ideia basica seria seleção de features em dataset. Por exemplo a partir de um dataset isis para classificação de uma flor como eu poderia selecionar as features desse data set com ACO? No problema do caixeiro viagemte eu tenho um grafo ponderado e como eu poderia gerar um grafo a partir do dataset iris para usar o ACO para selecionar as features desse dataset?

    #38781

    Olá Antonio! Boa tarde. Como é algo um pouco fora do escopo do curso, não posso te ajudar de forma aprofundada com isso. Mas eu posso adiantar e resumir o que poderia ser feito mais ou menos: forma-se um grafo com as features, e assim como no ACO convencional, ao final de cada percurso por cada formiga (você escolhe a quantidade de formigas) em cada rodada, é avaliado o tamanho do grafo percorrido e também o quão bem as features classificam o dataset. Essas duas informações são usadas como heurísticas para que o algoritmo se guie até encontrar um mínimo local. Especificamente no problema, elas vão ser usadas para aumentar ou diminuir a quantidade de feromônio nas arestas

     

    Nesse artigo que vou te passar abaixo tem mais informações

     

    https://www.researchgate.net/publication/225156352_Feature_Selection_Using_Ant_Colony_Optimization_ACO_A_New_Method_and_Comparative_Study_in_the_Application_of_Face_Recognition_System

     

     

    Espero ter ajudado

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.