Erro no módulo de segmentação de imagens do curso de visão computacional.

Home Fóruns Fórum Visão Computacional: O Guia Completo Erro no módulo de segmentação de imagens do curso de visão computacional.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Douglas Santos
    Participante

está difícil seguir o módulo de segmentação de imagens do curso de visão computacional, esta muito desatualizado, o código não funciona mais, foi postado um colab com código atualizado, mas nem ele esta funcionando. seria possível atualizar pelo menos o colab?

segue meu erro caso alguém consiga me ajudar,

na instalação

!pip install h5py==2.10.0

retorna o erro

Collecting h5py==2.10.0 Using cached h5py-2.10.0.tar.gz (301 kB) Preparing metadata (setup.py) … done Requirement already satisfied: numpy>=1.7 in /usr/local/lib/python3.10/dist-packages (from h5py==2.10.0) (1.23.0) Requirement already satisfied: six in /usr/local/lib/python3.10/dist-packages (from h5py==2.10.0) (1.16.0) Building wheels for collected packages: h5py error: subprocess-exited-with-error × python setup.py bdist_wheel did not run successfully. │ exit code: 1 ╰─> See above for output. note: This error originates from a subprocess, and is likely not a problem with pip. Building wheel for h5py (setup.py) … error ERROR: Failed building wheel for h5py Running setup.py clean for h5py Failed to build h5py ERROR: ERROR: Failed to build installable wheels for some pyproject.toml based projects (h5py)

e na execução do

network.load_weights(COCO_MODEL_PATH, by_name=True)

retorna

NotImplementedError Traceback (most recent call last)

<ipython-input-40-44b4d68cefae> in <cell line: 1>()
      —-> 1 network.load_weights(COCO_MODEL_PATH, by_name=True)

2 frames
      /usr/local/lib/python3.10/dist-packages/tensorflow/python/keras/saving/hdf5_format.py in _legacy_weights(layer)
      893 weights = layer.trainable_weights + layer.non_trainable_weights
      894 if any(not isinstance(w, variables_module.Variable) for w in weights):
      –> 895 raise NotImplementedError(
      896 ‘Save or restore weights that is not an instance of tf.Variable is ‘
      897 ‘not supported in h5, use save_format=\'tf\' instead. Got a model ‘

NotImplementedError: Save or restore weights that is not an instance of tf.Variable is not supported in h5, use save_format='tf' instead. Got a model or layer Conv2D with weights [<KerasVariable shape=(7, 7, 3, 64), dtype=float32, path=conv1/kernel>, <KerasVariable shape=(64,), dtype=float32, path=conv1/bias>]

alguém consegue me ajudar resolver?

Gabriel Alves
      Moderador

Olá!
        O Colab atualizado está aqui https://colab.research.google.com/drive/1vNlUU9KVZf7dsnLUSFfioMh2A1Mf0Dyj

Ou seja, essa primeira linha de código que você indicou é no modo antigo de instalação e que funciona apenas com o tensorflow 1.x, com o novo método de instalação para o tensorflow 2.x não é necessário esse comando citado (porém, são necessários outros. As mudanças estão descritas no início do Colab).

Eu fui tentar rodar com o release recente do tensorflow (2.17.0) atribuído automaticamente no Colab porém realmente apareceu uma mensagem de erro, mas foi na função network.detect() – então fizemos uma atualização aqui no Colab para automaticamente usar a versão 2.15.0 até que seja resolvido a incompatibilidade.

Para isso basta usar o comando  !pip install tensorflow==2.15.0  abaixo da seção “Importação das bibliotecas”

Na dúvida basta rodar na ordem os comandos desse Colab que citei acima, eu acabei de testar aqui e funcionou conforme esperado. Mas se continuar a ocorrer algum erro nos avise

Fernando Contato
        Participante

Fala Gabriel, tudo bom?

Estou com erros nesse mesmo arquivo, acredito que seja pela incompatibilidade das várias bibliotecas. Mesmo rodando o código novo de vocês está dando erro em algumas partes, principalmente a instalação do numpy 1.23. Será que vocês conseguem dar uma olhada no código?

Gabriel Alves
          Moderador

Olá Fernando! Quais erros que aparecem para você? Eu tentei rodar o mesmo código (Colab aqui) e funcionou normalmente. Verifique se após executar os comandos de instalação (!pip install…) você reiniciou a sessão, pois se não reiniciar então o programa vai usar a versão da biblioteca que foi atribuída anteriormente. Provavelmente o Colab mostra automaticamente um botão para você reiniciar, mas se não aparecer então selecione a opção no menu do topo: Ambiente de execução > Reiniciar sessão 

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.