Implementação rede multicamada VIII

Home Fóruns Fórum Redes Neurais Artificiais em Python Implementação rede multicamada VIII

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #30492
    Veirich
    Participante

      Boa noite, estou tendo um erro durante a aula que está no título, no final, na parte de mudar os valores do pesos1 o algoritmo está criando outros valores. Testei a formula utilizando uma outra variável e ela dá os valores certos que foram calculados na aula teórica.

      camadaOcultaTransposta = camadaOculta.T
      pesosNovo1 = camadaOcultaTransposta.dot(deltaSaida)
      teste1 = (pesos1 * momento) + (pesosNovo1 * taxaAprendizagem) # assim teste1 fica com os valores corretos

      pesos1 = (pesos1 * momento) + (pesosNovo1 * taxaAprendizagem) # assim os valores ficam muito diferentes

      pesos1 = teste1 # também ocorre o mesmo erro. Nesse caso ambas as variáveis ficam com o mesmo valor.

      esses são os valores que resultam se eu tento mudar os valores do pesos1.

      0.288279
      -0.742863
      0.281382

      o que deveria ser é

      -0.00711903
      -0.886424
      0.154326

      #30493
      Veirich
      Participante

        Mudei o valor das epocas que estava 100 (igual ao do professor) para 1 e funcionou… Mas não sei se não vai afetar quando for completando o algoritmo… Aguardo alguma ajuda.

        #30518
        Fábio Spak
        Participante

          Olá Veirich, segue a resposta do instrutor Denny:

          O que eu acredito que aconteceu é que, como a variável pesos1 está sendo atualizada dentro do loop, então no final da execução o resultado representa essas 100 atualizações. Já usando a variável teste1, não há esta atualização, a cada iteração você está simplesmente recalculando o mesmo valor. Se você muda o número de épocas para 1, faz a atualização apenas uma vez, e é por isso que o valor fica igual ao que você está comparando com a aula, e igual ao de teste1. Mas pode ficar tranquilo que o algoritmo está funcionando adequadamente, estas atualizações consecutivas são esperadas e até necessárias para que a rede neural seja treinada.

          Fabio

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.